domingo, 28 de março de 2010

Artes Marciais JCC: Jogo Exemplo

Após a definição básica das regras, como vai ser difícil eu conseguir filmar uma partida do jogo, pelo menos enquanto minhas atividades academico-profissionais-sociais me pressionarem bastante, eu vou colocar a descrição em texto de uma partida que fizemos para ilustrar melhor como que um jogo acontece.

Este texto na verdade foi escrito por Alexandre Lourenço Silveira (Sassá), e talvez ele peça direitor autorais, que eu já estou recusando aqui :P (brincadeira).

Este texto contém elementos não comentado no tópico Resumo das Regras, como sucessos decisivos, falhas críticas, fintas e contra-golpes. Eu acredito que dá para inferir o que acontece em cada uma destes eventos, mas eu vou explicá-los mais a fundo em um outro post. Os nomes em negrito são nomes de cartas.

--

Alexandre e Danilo são dois jogadores de Artes Marciais JCC com um pouco de senso de humor...
     Alexandre montou um baralho bem versátil (para não dizer que ele pegou uma carta de cada e quis ir logo para luta) de Boxe para seu “parrudo” e agressivo Lutador e o apelidou de Juvenal, o Maioral (para fazer alusão a um de seus personagens de quadrinhos favorito)!
     Já  Danilo preferiu um Baralho de Karatê friamente calculado para seu técnico e franzino Lutador: Takanakara (ele pensou em chamá-lo de Takanakara Sifor Matcho, mas aí o nome ia ficar muito grande...)!
     Takanakara:
     HAT 4
     HDF 3
     FOR 2
     VIT 1
     PVs: 10

     Juvenal, o Maioral:
     HAT 3
     HDF 1
     FOR 3
     VIT 3
     PVs: 30
     Bem, os dois jogadores se sentam numa mesa, um de fronte pro outro, embaralham seus maços e os entregam para serem cortados (Danilo resolve não cortar o baralho de Alexandre, o que o deixa deveras contrariado).
     Depois ambos compram 5 cartas e as estudam. Danilo resolve descartar uma carta e Alexandre, duas. Depois ambos os Jogadores compram novas cartas até  completarem 5 na Mão. E essas foram as preliminares que antecedem o primeiro Turno (Alexandre aproveita pra fazer uma piadinha sobre “preliminares”, mas Danilo não vê a menor graça na nisso).
     E enfim começa o primeiro Turno de Combate!
     Na Fase de Ataque os dois Jogadores escolhem uma carta de ataque cada um e as colocam viradas para baixo na mesa. As cartas são reveladas e...:
     Alexandre tenta surpreender e faz com que Juvenal aplique um Jab no Corpo, um golpe com VEL 7, bem rápido!
     Mas Danilo acabou por jogar um golpe rápido também, um Jodan Shuto-uchi (um golpe com a mão aberta, em forma de “espada”, um golpe clássico do Karatê) com VEL 7 também!
     Só  que o espertinho do Danilo não fica só nisso. Como ele viu que os dois Lutadores utilizaram golpes com a mesma velocidade ele resolve jogar uma Técnica Especial chamada Kime, um “grito” espiritual que gera um efeito instantâneo e concede VEL +2 e DANO +1 para um Ataque se for soco!
     A DIF da Técnica Kime é igual a 7, mas como ela é testada com o Atributo HAT (Habilidade de Ataque) de Takanakara, Danilo só precisa de um 3 ou mais nos dados... Facílimo! Ele rola os dados e: tira um 10! Mais que o suficiente.
     Isso faz com que a VEL do golpe de Takanakara pule de 7 para 9 tornando Takanakara o Lutador atacante desse turno, Danilo rola mais uma vez os dados para o golpe de Takanakara: O Jodan Shuto-uchi tem DIF 9, fazendo assim que Danilo necessite de um 5 ou mais nos dados. Ele os rola e... Tira um 6. Suficiente.
     Alexandre fica olhando para isso tudo. Um golpe de velocidade 9 é muuuito rápido pro pobre Juvenal. Ele olha sua mão, não possui nenhuma Técnica Especial e nem mesmo uma única carta de Defesa sequer... Nem adianta querer ir para fase de Defesa e Juvenal toma 5 de dano nas fuças (FOR 2 de Takanakara + DANO 2 do Jodan Shuto-uchi + 1 do Kime)!
     É. Parece que Takanakara está a fim de ganhar a luta “no grito”! Veremos...
     No fim deste primeiro turno todos os efeitos efêmeros são desconsiderados e as cartas descartadas, incluindo o Jab no Corpo de Juvenal que nem chegou a ser usado.
     Começa o Segundo Turno: Alexandre descarta 3 cartas, Danilo, confiante, nenhuma.
     Os Jogadores compram até completarem 5 cartas na mão e depois seguem pra Segunda Fase de Ataque.
     As cartas de ataque são escolhidas e depois reveladas:
     Juvenal aplica um Jab simples e Takanakara outro Jodan Shuto-uchi seguido de outro Kime!
     - Ei! Isso tá parecendo um jogo de cartas marcadas! (exclama Alexandre)
     - Não tenho culpa se você não pensou numa estratégia pro seu baralho (retruca Danilo)
     Bom, e a sorte está lançada!
     Danilo rola os dados e tira um 5 seguido dum 7. Acertou tudo novamente!
     Mas dessa vez Juvenal não está indefeso...
     Alexandre lança mão da carta Bloquear com Braço, que possui VEL 9! Exatamente o que ele precisa! Como Bloquear com Braço defende ataques Altos ou Diretos serve pro caso do Jodan Shuto-uchi, que é considerado um golpe Direto.
     Bloquear com Braço tem um nível de BLOQ igual a 5 o que reduz o dano do golpe de Takanakara a 0 (zero).
     Alexandre exclama:
      - Chupa que é de uva!
    E Danilo dá  um sorriso amarelo.
     Termina o segundo Turno da Combate e as cartas usadas vão para os respectivos montes de descarte dos seus Jogadores (pra onde mais elas iriam?).
     E começa o Terceiro Turno.
     Alexandre descarta duas cartas; Danilo, nenhuma.
     Alexandre compra 4 cartas, Danilo duas. Ambos estão com 5 agora.
     Os jogadores escolhem mais uma vez as cartas que utilizarão na Fase de Ataque e...
     Alexandre joga uma defesa chamada Desviar, tentando fazer com que Juvenal “finte” Takanakara (para quem não sabe, uma finta de verdade é um ataque fingido que serve para abrir a guarda dum oponente, não o ato de se esquivar ou bloquear um ataque para depois poder contra-atacar, por isso que o termo “Finta”, do jogo, está sempre entre aspas).
     Danilo joga um Chuudam Teicho-nage um golpe Direto com velocidade 6 (e todos nós ficamos pensando se não seria melhor traduzir esses golpes do japonês, mas depois que as cartas tiverem ilustrações esperamos que esse problema se resolva).
     Bem, Desviar tem VEL 8 (!) logo, Alexandre joga os dados primeiro, e tira um... 2! FALHA CRÍTICA!!! Assim sendo ele não só falha no teste como fica impossibilitado de jogar outra carta na Fase de Defesa deste Turno (ele ainda poderia jogar uma carta de Técnica Especial, mas como ainda não tem nenhuma na mão, fica por isso mesmo)! Juvenal está perdido...
     Danilo não perde a oportunidade: Joga a Técnica Especial Sequência Karatê o que lhe permite fazer um Ataque Extra! E joga mais um Chuudan Teicho-nage!!!
     Ele passa em todos os testes de dificuldade (Takanakara tem uma Habilidade de Ataque muito alta) e Juvenal é impiedosamente golpeado recebendo um redutor cumulativo de menos 4 de FOR (2 de cada golpe) mais os danos, que somam 6 no total, ainda restam 19 PVs de Juvenal contra os intactos 10 PVs de Takanakara.
     Depois de alguns cálculos Alexandre questiona:
      - Agora que a Força de Juvenal foi pra 1 negativo meu personagem pode AUMENTAR os PVs do seu ao golpeá-lo?
     Danilo dá boas risadas (mais da situação do Lutador de Alexandre do que da sua piada)!
     O turno termina mas dessa vez nem todas as cartas são descartadas: os dois Chuudan Teicho-nage ficam na mesa, na área de Efeitos de Danilo, com dois marcadores cada (dois dados marcando o número 2 cada) para representar o número de Turnos que seus efeitos especiais influenciarão o jogo (isto é: reduzirão a Força de Juvenal).
     As outras cartas sim, são descartadas...
     E passa-se para o quarto turno:
     Alexandre descarta duas cartas, Danilo, nenhuma.
     Alexandre compra 3 e Danilo compra outras 3 cartas.
     Ambos compraram até ficarem com 5 novamente (ei! Eu acho que essa regra você já aprendeu). O que está acontecendo realmente aqui é que Alexandre está “cavando” alguma carta rápida e forte o suficiente pra por fim ao combate, enquanto Danilo está confiante na sua estratégia e por isso está poupando seu baralho, já que as cartas que ele precisa pra lutar já estão em sua mão.
     Bem, voltemos ao combate.
     Alexandre escolheu Guarda Alta, para “fintar” novamente o serelepe Takanakara e Danilo jogou um Oi-zuki, um golpe Direto e de velocidade média (5) mas com um DANO alto: 7.
     Porém dessa vez Alexandre surpreende jogando uma Técnica Especial chamada Resistência Física uma Técnica de VEL Instantânea que reduz o próximo dano pela metade e remove todos os redutores ( \o/ ), mas como Juvenal ainda não receberia nenhum dano, “apenas” os redutores são descartados, não foi a melhor das horas de se jogar essa carta, mas não deixa de ser providencial.
     Oi-zuki tem VEL 5; Guarda Alta tem VEL 8 e Resistência Física é Instantânea (nem possui valor no parâmetro VEL), Danilo ainda possui outra Técnica Especial de VEL Instantânea, mas ele prefere ser cauteloso e ver o que acontece antes de revelar a sua carta.
     De acordo com as velocidades a primeira carta que é resolvida deverá ser a Resistência Física; ela possui DIF 8 e é testada com Vitalidade (VIT), sendo assim Alexandre só precisa de um 5 ou mais. Ele rola um 6.
     Depois vem a Guarda Alta com sua VEL 8, ela tem DIF 6 e Juvenal possui HDF (Habilidade de Defesa) 1, pouco mas Alexandre só precisa de um 5, novamente. Os dados são rolados e: cai um 6 de novo! Que sorte.
     Agora Danilo se vê numa péssima situação, Juvenal conseguiu se livrar de seus redutores e ainda conseguiu “fintar” Takanakara, Guarda Alta possui BLOQ apenas 5 e Takanakara causa 9 de dano com o Oi-zuki, sobrando 4 pontos de dano para serem aplicados em Juvenal, mas ele não perdoa, joga Sequência Karatê e aplica outro Oi-zuqui, tentando detonar com a cara feia de Juvenal.
     Danilo rola os dados: Tira 8 para o primeiro Oi-zuki (que tem DIF 8) conseguiu! Depois para a Sequência Karatê ele tira 6 (essa Técnica Especial tem DIF 7 e é testado com HAT) outro sucesso!! E finalmente ele rola um 7 para o último Oi-zuki – Iiiiiiááááh!!! – TODOS os testes foram bem sucedidos!
     Mas Alexandre não se impressiona (tanto) e vai pra Fase de Defesa de Juvenal jogando um Abaixar-se (VEL 7 DIF 7 BLOQ: Esquiva) para o segundo Oi-zuki de Takanakara, ele está agora mais preocupado com o número crescente de pontos de dano que Juvenal pode receber do que com a sua “finta” que ainda seria efetiva, mas poderia gerar um “troca-tapa” desordenado e perigoso! Alexandre rola os seus dados e tira um 7! Como Abaixar-se é uma defesa de Esquiva e Juvenal tirou um 8 (HDF 1 + 7 nos dados) todo o dano do segundo golpe é evitado, sobrando apenas os danos do primeiro que reduzem os PVs de Juvenal pra 15.
     Fim do Turno. Todas as cartas que estavam em jogo vão para os montes de descarte (né?).
     Começa o Quinto Turno de Combate:
     Alexandre descarta uma carta, Danilo nenhuma.
     Ambos compram cartas até completarem as 5 da Mão, que tem direito.
     Alexandre, percebendo que o Lutador de Danilo está utilizando cartas muito velozes, tenta mais uma vez “Fintar” Takanakara jogando um Slip de Mestre (uma carta defensiva, mas que é jogada virada pra baixo, para ludibriar o oponente, fazendo com que ele não saiba qual estratégia está sendo empregada) afim de receber seus bônus (da carta) mais os bônus de Velocidade por ter fintado.
     Danilo, por sua vez joga um Shuto-barai outra carta defensiva, tentando uma estratégia parecida com a de Alexandre, mas mais perniciosa, pois o Shuto-barai mesmo sendo uma carta de Defesa causa dano no Oponente, funciona como um “bloqueio agressivo”, já que a carta possui um índice de BLOQ igual a 5 e ainda por cima causa DANO por Força do Lutador que a emprega.
     Mas neste primeiro lance do Turno nem a tática de Alexandre, nem a de Danilo foram bem sucedidas, pois como ambos jogaram duas cartas de Defesa na Fase de Ataque tentando Fintar seus Oponentes, seus lutadores ficaram naquele vai-ou-não-vai e acabaram não fazendo nada! Neste caso os dados nem são lançados e o Turno termina sem nenhum efeito prático.
     Quer dizer, terminaria, se Danilo não tivesse aproveitado a oportunidade pra lançar uma de suas Técnicas Especiais favoritas: Sabedoria Defensiva!
     Sabedoria Defensiva é uma carta Avançada de Karatê que permite ao Jogador procurar em seu baralho 3 cartas extras de Defesa, não Lendárias, e coloca-las em jogo. Elas podem ser utilizadas como se estivessem na Mão do Jogador, mas sem ocupar o espaço que 3 cartas ocupariam na Mão, normalmente.
     Danilo faz o teste de DIF (Dificuldade) ele rola os dados e precisa de um 4 ou mais, apenas (a DIF de Sabedoria Defensiva é 7 e a HDF de Takanakara é 3). Tirou um 9. Pra lá de bom!
     Então ele prossegue no efeito da carta e vasculha o seu baralho por 3 cartas de Defesa: Ele escolhe mais um Shuto-barai, uma Hikeru (uma esquiva) e um Jodam Age-uke (um bloqueio rápido). Três cartas diferentes para ele estar preparado para qualquer eventualidade dum baralho tão caótico como o de Alexandre.
     Alexandre decide que também vai fazer uso de uma Técnica Especial antes que o Turno termine, ele joga: Protetor Bucal.
     Protetor Bucal é uma carta Básica e tem um efeito bem simples: Reduz em 1 ponto danos de golpes Aéreos, Altos ou Diretos (enfim, que visem a “cabeça”), não cumulativo (isto é: não pode-se utilizar de dois protetores bucais ao mesmo tempo, por razões óbvias). Tem DIF 7 e é testado com VIT (Vitalidade). Como Juvenal tem VIT 3 Alexandre só precisa de um 4 ou mais neste teste: Ele tira um 9! Hum... já vi isso em algum lugar (?).
     Finalmente chegamos ao término do Quinto Turno e todas as cartas que estavam em jogo são descartas, com exceção do Protetor Bucal e das 3 cartas de defesa extras de Danilo.
     Juvenal acomoda seus dentes no protetor e Takanakara se concentra para eventuais ataques-surpresa de seu Oponente brutal.
     No Sexto Turno Alexandre resolve não descartar nenhuma carta e Danilo uma.
     Ambos os jogadores compram até ficarem co 5 cartas na mão (lembre-se que Danilo ainda possui outras 3 cartas de Defesa a sua disposição na mesa!).
     Juvenal parte pra ofensiva e desfere um Golpe no Supercílio!
     Takanakara responde com uma Hikeru, uma Esquiva!
     Como Hikeru tem Velocidade 7 e Golpe no Supercílio 5, Juvenal está prestes a ser “Fintado”.
     Danilo rola os dados e tira um 12! SUCESSO DECISIVO!!! Pena que nesse caso não adianta de nada ter o direito de jogar uma outra carta de mesmo tipo nesta fase, já que ele jogou uma Defesa e ela já é mais do que suficiente pra evitar todo o dano de Juvenal e “finta-lo”!
     Alexandre fica com cara de tacho. Só esperando “aquele” contra-golpe...
     Mas aí é a vez de Danilo, que diz:
    - Pode passar pro próximo Turno, que essa vez não veio nenhuma carta de Ataque na minha Mão.
     Alexandre fica aliviado!
     Sétimo Turno: Depois das cartas irem para os montes de descarte nossos Jogadores descartam duas cartas cada um e em seguida compram até ficarem com 5.
     Juvenal avança com um Uppercut, Takanakara aplica um Jodan Shuto-uchi.
     O Upper tem VEL 6; o Jodadan Shuto tem VEL 7. Mais uma vez Takanakara sai na ofensiva!
     Juvenal tenta responder com um Slip (VEL 7) já na Fase de Defesa, tentando entrar na guarda de Takanakara (é que o efeito especial do Slip concede um bônus de VEL +1 para o próximo Ataque de Juvenal).
     Takanakara então replica com um Kime, aumentando a Velocidade do Jodan Shuto pra 9 (outra vez?!).
     Como último recurso Alexandre tenta jogar uma Técnica Especial chamada: Salvo pelo Gongo (instantânea: o turno termina imediatamente, sem danos de combate e o Lutador que a empregou ainda recupera 5 PVs), sua DIF é 9 e é testado com HDF (Habilidade de Defesa), Alexandre precisa de um 8! Rola um 7!! O Gongo toca um segundo depois de Takanakara ter desferido seu golpe em Juvenal!!! Não foi dessa vez...
     Juvenal agora está com 12PVs (era pra estar com 11, mas como agora o seu Protetor Bucal está fazendo efeito, o dano deste último golpe foi reduzido em 1) e com um ônus de DIF +2 para os próximos 3 Turnos, por causa do golpe que levou de Takanakara.
     Danilo está muito contente, pois seu lutador não levou um único ponto de dano até agora, possui mais três cartas de defesa sobre a mesa e seu oponente, Juvenal, o Maioral está cheio de redutores!
     Seguimos então para o Oitavo Turno de Combate:
     Alexandre descarta uma carta; Danilo, nenhuma.
     Eles enchem suas Mãos com 5 cartas cada.
     Juvenal tenta um Direto de Esquerda (VEL 5) e Takanakara entra com um Gyaku-zuki ((VEL 7). É, ta claro que o baralho de Danilo é muito mais rápido do que o de Alexandre, acho que ele deveria ter gastado mais tempo preparando uma boa estratégia...
     Danilo rola os dados: Gyaku-zuki tem DIF 9, mas Takanakara tem HAT 4, logo Danilo só precisa de um 5 ou mais. Bem razoável. Os dados são rolados e... sai um 2! FALHA CRÍTICA!!! Por essa ninguém esperava!
     Danilo falha miseravelmente no teste e ainda por cima perde a chance de jogar uma carta na fase de defesa!
     Juvenal vai seco pra desforra:
     O Direto de Esquerda é um golpe fácil (DIF 6, apenas) e como o Takanakara falhou no seu ataque ele ainda pode ser executado.
     Juvenal está ainda com um ônus de Dif +2 por causa do último golpe que Takanakara lhe aplicou, sendo assim a DIF final do Direto de Esquerda passa pra 8! Juvenal tem HAT 3, fazendo com que Alexandre precise de um 5 ou mais nos dados.
     Ela os rola e: Tira um 5! Em cima!
     Takanakara, indefeso é brutalmente ferido com 8(!) pontos de dano (5 do Direto de esquerda + 3 da Força de Juvenal). Agora só lhe restam 2 ínfimos PVs.
     E vamos para o emocionante Nono Turno de Combate!
     Tanto Danilo quanto Alexandre resolvem descartar uma carta cada.
     Compram duas, e seguem em frente.
     As cartas de Ataque são postas na mesa:
     Alexandre escolheu um golpe rápido, pra acabar logo com o jogo: Jab no Corpo.
     Danilo também não se faz de rogado, e mesmo com o seu Lutador perigosamente ferido dispara um outro Gyaku-zuki!
     Porém o que ambos não contavam é que os dois golpes possuem a mesma Velocidade: 7!
     Isso significa que ambos os Lutadores vão se golpear mutuamente, a não ser que um falhe no Teste de Ataque!
     Alexandre faz o teste, com uma boa torcida contra de Danilo, Juvenal ainda está  sobre o efeito do Jodan Shuto-uchi que lhe aumenta a DIF pra qualquer carta em +2 neste e no próximo turno ainda (um de seus marcadores foi retirados no turno posterior). Jab no Corpo tem Dif 8 (!) +2 =10! Mas como Juvenal possui HAT (Habilidade de Ataque) 3 o valor que ele tem que tirar nos dados cai pra 7.
     Os dados finalmente são rolados e... 11! Quase um Sucesso decisivo!
     Bom, agora é a vez de Danilo rolar os dados. Na verdade ele está torcendo pra FALHAR no seu próprio teste, pois assim ele terá a chance de se jogar uma carta na Fase de Defesa e evitar um nocaute logo agora que as coisas iam tão bem pra ele e seu bravo Lutador...
     Jodam Shuto-uchi tem DIF 9, mas Takanakara é um competente lutador com HAT (Habilidade de Ataque) 4, logo ele precisa de um 4 ou MENOS para falhar no teste. Difícil...
     Os dados são rolados e: 8. Takanakara vai com sede de sangue e se engalfinha com Juvenal!
     Juvenal fica com 9 PVs e Takanakara que só tinha 2 PVs leva 5 de dano no peito e cai invariavelmente nocauteado por um Jab de Juvenal.
     Danilo xinga dizendo que foi culpa dos dados, que se não tivesse tirado uma Falha Crítica no turno anterior teria ganhado e sai pisando duro, arrependido de ter feito um Lutador com tão poucos Pontos de Vida.
     Já  Alexandre só consegue levantar os braços e gritar a plenos pulmões:
  • Nocaute! Juvenal, o Maioral vence!

     É o fim da luta, mas não da amizade, apesar das chacotas...

Um comentário:

  1. HÁ-HÁ-HÁ!!! Ri muito de tudo isso de novo!!!!

    XD

    Muito legal vc ter postado!!!

    Ei Dan, como é que eu me torno seu seguidor aqui no Blog??? Não achei o link...

    Direitos Autorais?!? Como eu vou cobrar isso se eu usei seu nome inapropriadamente???

    :p

    ResponderExcluir