segunda-feira, 8 de março de 2010

Perfis de Apreciação (Melvin e Vorthos)

Mais um artigo baseado na teoria de Mark Rosewater.

Esteriótipos de Jogadores versus Perfis de Apreciação

Há pouco escrevi um artigo sobre os esteríótipos de jogadores, neste artigo eu expliquei as formas que os jogadores têm para se divertir jogando algo, seja experimentando (Timmy), explorando (Johnny) ou vencendo desafios (Spike). Na verdade isso pode ser expandido para outras áreas não-jogos, mas vou me deter aqui.

Muita gente confunde e pensa que Melvin e Vorthos são também esteriótipos de jogadores, mas não é bem assim que funciona. Melvin e Vorthos são perfis de como os jogadores apreciam algo, no caso o jogo. Por outro lado, os esteriótipos explicam como o jogador se diverte com o jogo, ou seja, são aspectos relacionados, mas diferentes.

Portanto quando quero descobrir PORQUE alguém JOGA, quero saber seu esteriótipo de jogador, e quando quero saber COMO o jogador GOSTA do jogo, estamos falando do seu perfil de apreciação.

Com relação ao perfil de apreciação, existem apenas dois extremos. Tudo isso foi baseado num teste psicológico de Jung (ainda quero muito estudar sobre isso na minha vida, mas hoje ainda sou um ignorante) onde o teste facilita encaixar a pessoa numa escala que vai da pessoa que se importa com dados, fatos e informações precisas para a pessoa que se importa com a impressão que tem e o sentimento que nasce ao analisar algo.


Melvin

Melvin aprecia algo quando esta coisa se encaixa bem na estrutura de algo maior, e ele consegue enxergar esta relação. O Melvin gosta de clareza, consistência e interconectividade, ele se importa com regras, conceitos abstratos nos quais o jogo se encaixa, os limites do jogo e suas regras. Ou seja, Melvin é o perfil que é associado aos jogadores que tem o pensamento mais concreto, preciso e baseado em fatos.

Uma coisa importante para falar antes de explicar como devemos criar cartas para o Melvin, é necessário distinguir aqui novamente os esteriótipos dos perfis de apreciação. Quando criamos cartas para os esteriótipos, os critérias são baseados em como a carta é durante o jogo. Por outro lado, quando criamos cartas para os perfis de apreciação, os critérios não são baseados apenas em como a carta é durante o jogo, mas também em como a carta é apresentada, como ela é inserida em seu meio, como as regras e atributos da carta se conectam, entre outros.

Para o Melvin, temos que criar cartas que:
  • Possuam regras que combinam com o conceito que a carta carrega
  • Sejam elegantes (ou seja, suas regras são simples e sutis mas ainda profundas)
  • Sejam diretas (faz parte do elegante), não fiquem enrolando para fazer o que fazem
  • Possuam regras que interagem com sinergia, para elevar o valor da carta
Ou seja, o jogo é uma construção e o Melvin gosta de olhar a planta, para procurar os detalhes de sua criação e a beleza através das escolhas das regras feitas e isso frente ao conceito geral de tudo.

Vorthos

Agora que conhecemos o Melvin fica fácil imaginar o que representa o perfil Vorthos. O jogador com a essência Vorthos precisa de ter uma impressão boa da carta, de sentir que tudo faz sentido (aqui eu digo as regras, a ilustração, o nome, o texto de rodapé, tudo!!). É por isso que o Vorthos em geral se preocupa mais em elementos de ambientalização das cartas.

Estava discutindo agora com minha namorada, e ela acha que como tudo é um jogo, tudo está tão atrelado às regras que fica muito difícil diferenciar as cartas que agradam ao Melvin e ao Vorthos, mas eu acho que esqueci de explicar para ela que não são apenas as regras que importam, como disse acima, talvez mais importante do que as regras sejam o texto de rodapé, o nome, e outros elementos que servem para alimentar o imaginário da pessoa, e não a lógica e o senso de abstração que o Melvin procura.

Bom, para fechar os conselhos durante a criação das cartas vou falar aqui algumas cartacterísticas que as cartas que o Vorthos gosta precisam ser:
  • Cartas que representem algo interessante e que usem tudo o que tem disponível para tal
  • Cartas que aliam as regras a todos os elementos de ambientação
  • Cartas que colocam o jogador no mundo da fantasia
  • Cartas em que todos os elementos estejam em harmonia
No final das contas o Vorthos quer olhar para carta e sentir que tudo está bem encaixado, gigantes devem ser bem mais fortes do que humanos normais, uma espada muito pesada deve reduzir a agilidade do espadachim, e tudo isso!!

Até a próxima!

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