Ao criar cartas de um card game, você precisa saber para quem você está criando aquela carta, e o pessoal de Magic percebeu que existem 5 tipos esteriótipos de jogadores para os quais as cartas são feitas. É claro que existem jogadores que têm parte de 2, 3 ou de todos os esteriótipos, mas cada carta apela para um ou dois destes tipos, e seus criadores devem saber bem para quem eles estão criando.
Sabendo para quem você está criando aquela carta, você sabe do que aquela pessoa gosta, e saberá como fazê-la gostar ainda mais do jogo através do design da sua carta, que explorará seus gostos preferidos.
Bom, vamos então direto ao assunto:
Timmy
Traduzindo descaradamente: os jogadores Timmy querem experimentar. Eles querem saber qual é a sensação de jogar com aquela carta, e ver o que aquela carta consegue fazer no jogo. Timmies gostam de jogar por jogar, e explorar o que acontece no jogo.
Em geral cartas para os Timmy são cartas que quando você olha você pensa "Nossa, seria bem legal usar esta carta!", isso acontece muito com as cartas de efeitos grandes e curiosos. Por isso que em geral classificamos (em Magic) criaturas grandes e de muita mana, como cartas Timmy.
E como devemos criar cartas para os Timmy? Temos que fazer o seguinte:
- Cartas que são divertidas em si
- Cartas que têm efeitos grandes e curiosos
- Cartas que te olham e pedem para jogar com ela
- Cartas que deixam claro como se jogar com ela
Johnny
Novamente traduzindo: Johnny quer expressar algo enquanto eles jogam. O Johnny usa o jogo para mostrar alguma coisa para si mesmo ou para os outros, seja sua esperteza, inteligência, ou capacidade de visualizar interações que ninguém antes percebeu. Johnnies gostam do jogo pois eles conseguem desenvolver coisas e se desenvolver com ele.
Cartas para os Johnny são cartas que quando você olha você pensa "Puxa vida! Como é que eu posso usar essa carta para fazer algo legal?", o que ocorre em cartas com utilidade duvidosa, com cartas que só funcionam bem em alguma situação específica (e o divertido está também em descobrir qual é esta situação) e que tenham efeitos malucos. Por isso (em Magic), classificamos as cartas que parecem boas, mas são muito difíceis de serem boas, e cartas que precisam de muitas interações com outras cartas como cartas Johnny.
Para criar cartas que agradem os Johnny temos que criar:
- Cartas que desafiem o intelecto
- Cartas que têm efeitos inovadores e (às vezes) confusos
- Cartas que são boas apenas em circunstâncias específicas e complexas
- Cartas que têm efeitos não-lineares
Spike
O Spike precisa provar alguma coisa, em geral de que ele é o melhor jogador. Sim, este é o esteriótipo do jogador competitivo, que não liga pra nada além de ganhar. Para ele o jogo nada mais é do que uma ferramenta de competição que ele, como um bom jogador (o melhor na verdade) pode ganhar.
Uma carta que agrada aos jogadores Spike tem que ser boa, como: "Pqp! Essa carta é muito boa! Tenho que usá-la se eu quiser ganhar", e não apenas boa, mas uma carta cuja utilização o diferencie de um jogador que não possua a mesma habilidade que ele, assim ele pode provar realmente que ele é o melhor.
Cartas para o Spike precisam ser:
- Cartas boas
- Cartas com margem para errar
- Cartas que seja difícil-desafiante tomar a decisão correta
- Cartas eficientes
--
Existem também outras características dos jogadores interessantes a serem consideradas na hora de criar cartas, voces podem procurar por Melvin e Vorthos, mas eu escreverei sobre isso numa outra oportunidade.