quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Artes Marciais JCC: Primeiro Contato

Este artigo falará do meu primeiro contato com o projeto do Artes Marciais Jogo de Cartas Colecionáveis, projeto este que atualmente está em desenvolvimento.

Meu primeiro contato forte com a criação de card games foi ao conhecer o projeto Artes Marciais JCC que um amigo meu inventou. Espero que um dia ele escreva aqui como este jogo surgiu. Eu só posso comentar sobre o jogo a partir do ponto em que o conheci. Eu já tinha uma tendência a gostar de criação de jogos, mas minha primeira motivação forte para o lado dos card games foi esta.

O Artes Marciais JCC é um jogo de cartas colecionáveis que simula uma luta entre lutadores de artes marciais. O jogador possui uma ficha de lutador com seus atributos e um baralho com cartas que representam os movimentos que o lutador poderá empregar durante a luta.

A primeira vez que vi o jogo em ação foi com o meu amigo Sassá (criador do jogo) jogando contra o Loiro (eterno aliado na criação dos jogos). Cada um possuia um baralho com cartas de papel impresso de uma planilha do Excel que tinham as informações das cartas criadas. E assim o duelo era jogado.

De cara eu gostei muito de dois aspectos do jogo:

1 - Não existia "turno do jogador1" e "turno do jogador2", os turnos não tinham donos!
2 - Um elo com o rpg de mesa, pois cada jogador tinha uma "ficha de personagem"!

De cara eu achei o jogo bom, mas ele tinha apenas cartas de ataque e cartas de defesa, e assim os turnos passavam e a velocidade das cartas definiam quem atacava e quem defendia. E eu como um jogador de Magic: the Gathering, olhei aquele jogo e vi dois defeitos:

1 - O êxito dos golpes era definido por uma jogada de dados
2 - Não existiam "mágicas instantâneas"

Eu não gostava de colocar em todas as cartas o aspecto sorte que os dados traziam, e eu não gostava do jogo estático. Estas regras foram muito discutidas posteriormente, e então falarei mais numa outra oportunidade.

Na verdade, eu acredito que o mais legal de tudo era que o jogo foi inventado por um amigo meu e que eu poderia colaborar com o seu desenvolvimento. Em seguida nós marcamos uma tarde par testarmos o jogo, chamamos vários amigos, revisamos, imprimimos e cortamos as cartas e jogamos bastante!

Neste dia o jogo se mostrou muito divertido, porém algumas cartas eram bem desequilibradas, ou seja, se trabalhássemos bastante poderíamos criar um ótimo jogo. Isso faz um ano (foi em janeiro de 2009), e hoje ainda trabalhamos bastante para melhorar este jogo, eu acredito que fomos muito bem sucedidos nisso.

É claro que o jogo não está pronto, vocês verão nos próximos artigos que escreverei sobre ele, falarei das regras e de sua evolução, dos aspectos principais, do desânimo ao descobrirmos o jogo UFS, dos testes, das decisões que tomamos. Este atualmente é o principal projeto que motiva este blog.

Um comentário:

  1. Êêêêêê!!! O começo de tudo!

    Hummm... posso resumir o "surgimento" do jogo como a vontade de fazer um jogo de Artes Marciais e o intuito de fazê-lo como uma troca de "Raios" e "Contramágicas" para utilizar termos de Magic.

    Já os dados e a ficha com certeza tem influência do RPG e também o próprio 'Turno Simultâneo" pois nos meus RPGs de mesa (que eu crio) eu sempre DETESTEI esse papo de "seu turno" ou "meu turno" pois num combate real é tudo simultâneo!

    Eu tinha um manual rasoável de Boxe e outras Artes Marciais e então o utilizei como base para os primeiros testes de jogos, que na época eram bem toscos...

    O Dan foi essencial, transformando com sua inteligência e empenho um joguinho tosco e amador num sistema coeso e rico!

    Valeu Dan! Precisamos reavivar o projeto! Ou pelo menos me deixa ajudar no seu novo: o de Tatcs, pois minha mente sempre transbordam idéias... =)

    ResponderExcluir