Mais uma vez baseado nos ensinamentos dos criadores de Magic, tentarei explicar um método bom para a criação de cartas para os jogos de carta. Este método é dividido em três etapas: criação, desenvolvimento e edição.
Para criar um jogo é necessário um conceito principal e as regras. Estas duas contruções devem ser feitas antes da invenção das cartas, e devem estar bem definidas, para que ao criar as cartas, as regras não sejam fatores limitantes, mas apenas fatores guias.
Se as regras não estiverem bem definidas no momento de invenção das cartas, elas precisarão ser revisadas constantemente após a invenção de cada carta, o que dá muito mais trabalho. Imagine se durante a invenção das cartas uma que tenha um efeito bem maluco é inventada, em função dela todas as regras precisarão ser modificadas, a menos que as regras já estejam sólidas. Se isso acontecer com muitas cartas, a revisão das regras se tornará um processo chato. Em uma outra oportunidade falarei mais sobre a criação das regras.
Uma vez que o cenário esteja pronto para a criação das cartas, o método proposto é o seguinte:
Criação (traduzido de design):
Na criação das cartas a imaginação é o que manda.
Nesta etapa os criadores devem se soltar ao máximo e criar o maior número de cartas possível e imaginável utilizando os aspectos que eles pretendem explorar no conjunto de cartas a ser criado. Nunca se esqueça de que nesta etapa não há ideias ruins, apenas ideias não testadas. Portanto as cartas devem ser criadas e anotadas todas, usando o máximo da criatividade dos criadores.
O número de cartas criadas deve ser muito maior do que o número de cartas que pretende-se ter no jogo (umas 10 vezes mais). Ao criar o grande conjunto de cartas, os criadores devem selecionar as que mais gostam, seguindo um critério escolhido que varia de jogo para jogo. O número de cartas selecionadas deve ser menor do que o de cartas criadas (umas 3 vezes mais do que as cartas que pretende-se ter no jogo). Em uma outra oportunidade falarei mais sobre os critérios de seleção das cartas.
Desenvolvimento (traduzido de development):
No desenvolvimento a habilidade de jogar e a competitividade são o mais importante!
Nesta etapa os desenvolvedores devem receber as cartas pré-selecionadas pelos criadores e testar, testar e testar. Por testar eu quero dizer que os desenvolvedores devem montar baralhos com as cartas para que sejam o mais forte possível e jogar com eles.
Assim será verificado se existem estratégias que os jogadores podem montar com as cartas que são desequilibradas, e que tornariam o jogo chato. Por isso os desenvolvedores devem ser ótimos jogadores, contruidores de baralhos e estrategistas, para que nada passe despercebido, pois uma falha aqui pode gerar vários problemas para os jogadores quando o jogo for lançado.
Além de verificar se existem cartas e estratégias poderosas demais, os desenvolvedores modificam as cartas criadas para que elas fiquem equilibradas, trazendo assim mais consistência ao jogo.
Depois de cortar os meios para as estratégias desequilibradas e equilibrar os atributos das outras cartas, os desenvolvedores devem selecionar novamente algumas das cartas para a próxima etapa (aqui eu sugiro que seja 1,2 vezes o número de cartas que pretende-se ter no jogo). Nesta seleção os desenvolvedores devem considerar vários critérios, principalmente os de equilíbrio e diversidade de baralhos que os jogadores poderão construir.
Edição (traduzido de editing):
Na edição o maior valor é da organização e visão geral do jogo!
A edição tem o dever de terminar a invenção das cartas por escolher os últimos detalhes: ilustração, ajuste dos nomes, dos nomes das habilidades, dos textos de rodapé entre outras. É por isso que os editores devem possuir uma visão geral do jogo, para poderem considerar todos os aspectos que foram previstos na invenção do jogo e serem organizados o suficiente para não deixarem nenhum detalhe de lado.
A última seleção de cartas deve-se aos editores, que devem escolher as cartas que mais chamarão a atenção dos jogadores, que darão identidade ao jogo e terão os valores que era esperado para o jogo quando ele foi concebido.
Ao final da edição, as cartas estão prontas para serem impressas e distribuídas aos jogadores.
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Este artigo visa apenas mostrar um método possível para a criação de cartas para um jogo. Possivelmente ele não é aplicado a qualquer jogo de cartas.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Criação, Desenvolvimento e Edição
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texto muito útil
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