terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Cartas Top-Down e Bottom-Up

Olá! Hoje vou falar sobre duas maneiras de se criar cartas:

1 - Criar cartas a partir de um conceito (cartas top-down)
2 - Criar cartas a partir das regras (cartas bottom-up)

Quando estamos criando um card game, nós queremos que o jogo divirta os jogadores a partir de elementos com que ele se sinta à vontade e curioso, é por isso que os jogos são adaptações de situações que o jogador está acostumado a viver, a assistir ou a imaginar.

Ao mesmo tempo, criamos um card game para que o jogador possa explorar e usar as regras para estratégias interessantes e desafios intelectuais. Estes são os dois grandes aspectos de um card game para os quais as cartas são criadas.

Cartas Top-Down

As cartas top-down são as cartas que são criadas a partir de um conceito do mundo (ou da situação) em que se passa o jogo, em que o cardgame é baseado.

É mais fácil explicar através de um exemplo: Imaginem que estamos criando um jogo sobre corrida de carros. Agora pensamos em um conceito do mundo da corrida de carros... hmmmm... estourar o pneu!

Então podemos criar uma carta que nas regras parecerá que o pneu do carro estourou. Ou seja, primeiro pensamos no conceito, e depois pensamos nas regras que darão ao jogador a sensação do conceito que foi pensado.

Cartas deste tipo em geral são mais atraentes para os jogadores pois eles conseguem imaginar o que a carta representa, e se sentem interessados em jogar com ela pois podem criar situações baseadas nas cartas.

Cartas Bottom-Up

Este tipo de carta tem sua criação baseada na exploração das regras do cardgame. Geralmente é uma variação de um valor ou efeito/fenomeno que a regra do jogo permite fazer.

Mais uma vez é mais simples ilustrar com um exemplo: Voltemos ao nosso jogo de corrida de carros. Uma das regras desse jogo é que cada carta de movimento possui um custo de combustível. Então podemos criar cartas que exploram este custo!

Neste caso podemos criar cartas que aumentam o custo das cartas, ou diminuem, ou que tenha o seu efeito baseado numa jogada de dados, ou que faça com que a carta seguinte tenha o mesmo custo da carta anterior, enfim, é possível criar várias cartas a partir desta regra.

Porém, o conceito que é representado pela carta só será pensado depois, quando todas as regras da carta já estarem prontas. Ou seja, primeiro pensamos nas regras, qual efeito que a carta terá, e depois pensamos na ideia que ela passa.

Cartas deste tipo em geral são menos criativas e são usadas para preencher espaços nos jogos para que o jogador se acostume com as regras. Apesar de menos interessantes para o jogador sentir o clima do jogo, elas são essenciais para que o jogador sinta as regras, e o que o jogo é capaz.

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Concluindo, card games precisam de cartas dos dois tipos: top-down e bottom-up, mas esse balanço deve ser feito com cuidado.

Um efeito interessante, para quem acompanha Magic: the Gathering, é que no início do jogo, a grande maioria das cartas eram top-down, esse número diminuiu com o tempo, sendo que houve expansões em que não se vê nenhuma carta deste tipo. A nova edição básica "Magic 2010", quis mudar com isso trazendo muito mais cartas top-down.

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